Além do Deserto - Érica Bombardi

22:45:00 0 Comments A+ a-

Além do Deserto é o primeiro livro da trilogia Fatum, da escritora nacional Érica Bombardi. Já havia falado do livro aqui e tive a oportunidade de conferir a obra. Infelizmente só pude concluir a leitura há dois ou três dias... antes tarde do que nunca, não é mesmo?

A estória acontece no mundo de Fatum, um planeta iluminado por dois sóis onde existem fadas, felinos que falam, humanos e seres chamados alanius - que possuem a forma humana, mas são mais ágeis e fortes e têm a fama de serem selvagens, perigosos e traiçoeiros. Há muito tempo, Fatum era um planeta que vivia em harmonia. Atualmente só existe deserto para todos os lados, e quando os sóis se põem é quando o perigo ronda o lugar.

Demônias saem todas as noites procurando destruir qualquer tipo de vida no planeta. Dizimaram raças, reinos... transformaram quase tudo em deserto. Elas precisam ser impedidas antes que extinguam todas as formas de vida no planeta, e é por isso que Mikail, junto com seu gato Oberon, saem em direção ao Grande Reino: para encontrar um jeito de derrotá-las. No caminho, a eles se junta a jovem Thera, uma mulher misteriosa que busca algo há muito tempo.

Enquanto Mikail está em seu caminho, o chanceler do Grande Reino parte em busca da solução para parar com a chacina que amaldiçoa a toda Fatum, mas a resposta será confiada apenas à Thera, que só se preocupa em achar o que está procurando. Sendo o destino responsável por isso ou não, eles acabam em uma caravana pelos quatro cantos de Fatum para fazer o que têm de fazer.

Quando comecei a ler Além do Deserto eu não tinha muita expectativa por eu não ser muito do tipo que lê livros de fantasia. Mas me surpreendi com a estória, que achei bastante original. A narrativa é gostosa de ler, os acontecimentos são bem descritos e temos um mistério durante a leitura que consegui desvendar apenas quando estava tudo muito óbvio - se bem que eu, esses dias, preciso de tudo muito óbvio para a ficha cair.

A forma como a estória é contada me lembrou de Eragon, que sabemos o que está acontecendo ao mesmo tempo em vários lugares, e isso funcionou para mim porque atiçou minha curiosidade. Gostei também do final, principalmente de como as coisas se desenrolaram. É um livro juvenil que vale a pena ser lido. Aos interessados, foi feito um booktrailer que pode ser conferido aqui, vocês podem acompanhar a página do livro aqui e podem se informar sobre como adquirí-lo aqui. Agradeço à Érica pela atenção e pelo exemplar, e desejo muita boa sorte com sua estória. Que venham os próximos livros!


Estudante de Engenharia de Alimentos na UFRPE, leitora nas horas vagas, viciada em coisas boas, sonha demais.

Olá.
Obrigada pela visita! Sinta-se a vontade para comentar, e não tenha vergonha de escrever alguma dúvida ou sugestão. Sua opinião é importante para mim!